Monday, 18 de February de 2019

ECONOMIA


Economia

Governo do Estado apresenta plano de reformas a empresários

09 Feb 2019    16:21    alterado em 09/02 às 16:21
Adilvan Nogueira Governo do Estado apresenta plano de reformas a empresários

Empresários e representantes de entidades classistas conheceram na tarde de ontem, 06/02, ações do Plano de Reforma Administrativa do Governo do Estado apresentadas em reunião com participação do governador Mauro Carlesse e secretariado. A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) se fez presente por meio do representante da instituição no Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO), Esequiel Milhomem, e do vice-presidente da Federação, Emilson Vieira.  

As medidas adotadas e anunciadas preveem congelamento de benefícios, renegociação de dívidas com fornecedores, diminuição de custos e de pastas, além de reduções significativas na folha de pagamento do Estado que ultrapassava R$ 300 milhões de reais. A meta prevê a economia de R$ 496 milhões de reais em um ano e a recuperação da capacidade de investimentos e de pagamento que hoje impede a concessão de empréstimos ao Estado.

O pacote de medidas apresentado pelos secretários das pastas de Administração, Fazenda e Planejamento, Edson Cabral e Sandro Henrique Armando, respectivamente, é considerado impopular, mas essenciais à recuperação da capacidade de investimento do Estado. O crescimento da receita nos últimos 10 anos, também de acordo com a apresentação, foi de 281% não acompanhando o aumento de 448% nas despesas, especialmente com a folha de pagamento.

O governador do Estado, Mauro Carlesse, reforçou que o Governo “está fazendo a parte dele e o que deveria ter sido feito há muito tempo” e que o foco de sua atuação deve ser a atração de recursos e investimentos em infraestrutura e nos serviços essenciais, cabendo às indústrias e à iniciativa privada a condição de provedor de empregos e renda.

Emilson Vieira parabenizou as ações e ratificou a importância da posição da indústria como ofertante dos empregos. “O que nós queremos como empresários é que o Estado seja indutor de desenvolvimento. Estas medidas vão trazer segurança ao investidor e dar condições para que o Estado tenha recursos para novamente investir.  Investia-se 30% da receita e hoje são apenas 2,5%”, disse Vieira.

O secretário chefe da Casa Civil Rolf Vidal conduziu a reunião que contou ainda com a participação do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado (ADETUC), Tom Lyra, de representantes de associações do setor de atacadistas, supermercados, hoteleiro, de turismo, agronegócio e concessionárias, do Sistema Fecomércio e Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA).

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira