Thursday, 25 de April de 2019

GERAL


Inadimplência

Endividamento cai e inadimplência volta a subir em Palmas

18 Mar 2019    11:23

Os gráficos da PEIC - Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor inverteram em fevereiro, como consequência da queda no total de endividados participantes da análise, passando de 69,2% registrados em janeiro para 68,5%, em fevereiro; e no aumento no número de inadimplentes, indo de 10,4% para 11,1%.

“Apesar do aumento no percentual de pessoas com contas atrasadas, todos os entrevistados afirmaram que conseguirão quitar os atrasos no próximo mês, sendo que 32,8% farão isso integralmente e 64,5%, parcialmente”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

Realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em parceria com a Fecomércio Tocantins, a pesquisa ouviu cerca de 500 famílias em Palmas no final de janeiro. Na ocasião, 75,2% disseram que o cartão de crédito foi a principal dívida de fevereiro. Em segundo lugar, vêm os financiamentos de carro (24%) e os carnês (19,4%).

A PEIC aponta, ainda, as contas contraídas com cheques pré-datados, empréstimo pessoal, compra de imóvel e prestações de seguros na lista de principais dívidas. Assim, os consumidores assinalam mais de uma alternativa que, em sua visão, mais pesam no orçamento mensal.

Organização em planilha

Para manter as contas em dia, a dica mais recorrente é organizar as dívidas em planilha, listando todas as receitas e despesas. “É importante que o consumidor mantenha essa lista sempre visível. Com isso, consegue manter o equilíbrio financeiro e continuar consumindo de maneira eficiente”, recomenda Cappellesso. (Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Empregos

Tocantins perde 363 vagas de emprego em março

Os números citados se referem aos oito setores de atividade econômica: agropecuária, indústria de transformação, comércio, serviços, extrativa mineral, serviço industrial de utilidade pública, construção civil e administração pública.

Economia

Bancos compartilharão dados de clientes com integração de plataformas

Para a implementação do open banking estão previstas a publicação de atos normativos e também iniciativas de autorregulação do setor.



Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins

Para validar a carteira de pesca emitida online basta juntar o comprovante de pagamento da taxa


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas


Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira