Thursday, 25 de April de 2019

GERAL


Seagro

Secretário César Halum defende trabalho integrado para aumentar produção dos projetos Manuel Alves e São João

18 Mar 2019    09:42    alterado em 18/03 às 09:42
Secretário César Halum defende trabalho integrado para aumentar produção dos projetos Manuel Alves e São João

“É preciso um trabalho integrado para que a gente possa colocar o projeto Manuel Alves e também o projeto São João em condição de produção na sua capacidade total”, defendeu o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), César Halum, durante visita ao Manuel Alves, instalado em Dianópolis, Sudeste do Estado, no último sábado, 16 de março.

O secretário ressaltou que a viabilidade da Central de Abastecimentos de Hortifrutigranjeiros (Ceasa) está ligada diretamente aos dois projetos de irrigação, Manuel Alves e São João. “Com a produção desses dois projetos podemos iniciar o abastecimento do Ceasa e cumprir o sonho de que vamos consumir o que produzimos no Tocantins”, disse.

Durante a visita, César Halum se reuniu com produtores identificou as demandas do projeto e apontou as possíveis soluções para o Distrito de Irrigação Manuel Alves (DIMA)
 
Produção
Atualmente, segundo o gerente do DIMA, Patrik Diogo Antunes, 101 pequenos produtores, em uma área de aproximadamente 950 hectares produzem cerca de 800 toneladas de frutas por mês. Dentre as principais espécies está a banana, abacaxi, manga, coco, mamão, limão e tangerina. Parte da produção é comercializada no Tocantins, mas a maior parte vai para os Estados do Pará, Maranhão, São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, além do Distrito Federal, perfazendo uma movimentação financeira de R$ 1 milhão, por mês. O projeto gera cerca de 250 empregos diretos, com possibilidade de chegar a 1.250 empregos diretos e 2.000 mil indiretos, após a ocupação de sua área total, que é de 3.792 hectares, incluído lotes para pequenos produtores e área empresarial.

Manuel Alves
Iniciado em 2007, o Projeto de Irrigação Manuel Alves, localizado no município de Dianópolis, desponta como um dos maiores polos de produção de frutas do Tocantins. A tecnologia de irrigação utilizada é a de aspersão convencional. A área do projeto possui bastante água, além de solo e clima adequados para o cultivo de frutas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Empregos

Tocantins perde 363 vagas de emprego em março

Os números citados se referem aos oito setores de atividade econômica: agropecuária, indústria de transformação, comércio, serviços, extrativa mineral, serviço industrial de utilidade pública, construção civil e administração pública.

Economia

Bancos compartilharão dados de clientes com integração de plataformas

Para a implementação do open banking estão previstas a publicação de atos normativos e também iniciativas de autorregulação do setor.



Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins

Para validar a carteira de pesca emitida online basta juntar o comprovante de pagamento da taxa


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas


Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira